March 6, 2017

Soluções em Cloud

A sua empresa na nuvem! Soluções em Cloud

O Cloud Computing consiste num novo conceito de consumo de tecnologia através da Internet. Este modelo de negócio assenta na lógica da partilha de recursos através da rede Web, apresentando um leque integrado de serviços disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar, mediante subscrição.

Na prática, o Cloud Computing permite às empresas aceder a um serviço global que compreende a infraestrutura, o alojamento, o software e respetivas atualizações sem qualquer custo inicial, ficando apenas sujeito ao pagamento de uma mensalidade. Como as aplicações ficam hospedadas fora do parque tecnológico do cliente, são automaticamente eliminados os custos com hardware, licenciamento e manutenção, indispensáveis no modelo de software tradicional.

O Cloud Computing é um modelo abrangente de disponibilização de serviços e aplicações de TI através da Internet que engloba 3 principais ofertas distintas, mas complementares: as aplicações ou Software (SaaS – Software as a Service), Plataformas (Paas – Platform as a Service) ou Infraestruturas (Iaas – Infrastruture as a Service).

Como funciona

O Cloud Computing assenta numa filosofia que preconiza a democratização do acesso a aplicações de gestão, promovendo a produtividade e a competitividade das organizações, independentemente da sua localização geográfica, dimensão ou setor de atividade. A simplicidade, a flexibilidade e a rapidez são as palavras-chave deste modelo que necessita apenas de uma máquina com acesso à Internet para que as organizações suportem os seus processos de negócio com base em tecnologias de topo.

Esta é uma modalidade que promove liberdade e flexibilidade total, na medida em que para além da possibilidade de acesso às aplicações a partir de qualquer lugar, permite às organizações experimentar novas ferramentas de gestão e testar a sua eficácia, sem grandes riscos ou custos associados. Graças à enorme flexibilidade deste modelo é possível ajustar constantemente o número de utilizadores ou de módulos subscritos, acompanhando a evolução do negócio (pay as you go), com a grande vantagem de pagar apenas aquilo que usa.

Aplicações

O Cloud Computing permite o uso em quase todos os tipos de servidores necessários para uma empresa.

Alguns benefícios da Computação em Nuvem

As empresas podem até perguntar como e quando implantar a computação em nuvem. Mas, quem lida com a competitividade e agilidade do mercado, é inquestionável a importância dessa solução para os negócios.

Afinal, Clouding Computing traz ganhos significativos para os processos das empresas, com destaque para:

  • Redução do espaço físico para alocação de servidores
  • Redução imediata de custo de Ti, diminuindo e eliminando: espaço de datacenters, servidores/softwares de Virtualização, infraestrutura e softwares de backup
  • Diminui a necessidade de investimento constante em recursos de infraestrutura de TI para garantir a estabilidade e funcionamento pleno na rede
  • Provisionamento dinâmico de recursos sob demanda, possibilitando a escalabilidade dinâmica para atender as demandas pontuais ou de crescimento do negócio
  • O cliente paga pelo o que utilizar, eliminando a ociosidade e depreciação de equipamentos. Caso necessário ele amplia seus recursos em instantes
  • Economia com redução de gastos de energia elétrica, refrigeração e espaço físico e até pessoal