Computação Em Nuvem: O Que Você Precisa Saber

No ano passado, a mudança para a nuvem acelerou em ritmo acelerado, com 91% das empresas aumentando o uso da nuvem para manter seus serviços essenciais aos negócios funcionando de maneira segura.

No entanto, muitas organizações ainda estão se segurando, relutantes em migrar para a nuvem e, de acordo com a IBM , algumas empresas moveram apenas 20% de suas cargas de trabalho para a nuvem.

Embora a migração para a nuvem para uma empresa que executa cargas de trabalho no local há anos possa ser muito assustadora, é mais importante do que nunca entender como a nuvem pode dar suporte à sua empresa. Sem sua flexibilidade e acessibilidade, muitas empresas não conseguiriam manter seus negócios funcionando durante a pandemia.

O Que É Computação Em Nuvem Em Termos Mais Simples?

Cloud Computing significa a entrega de serviços como aplicativos de software (por exemplo, CRM, ERP), servidores, armazenamento e análises pela Internet para oferecer um enorme número de benefícios, incluindo custos reduzidos, maior segurança, confiabilidade e desempenho.

Quais São Os Principais Benefícios Da Computação Em Nuvem?

  • Eficiência de custos – os serviços em nuvem estão disponíveis em assinatura mensal (Opex) flexível e conveniente, que permite que sua empresa escale sob demanda.
  • Resiliência e segurança – a maioria dos provedores oferece energia dupla, geradores no local, segurança no local 24/7/365 e outras medidas biométricas para proteger seus dados.
  • Acessibilidade e Conveniência – os serviços em nuvem podem ser acessados ​​com segurança pela internet, de qualquer local e em qualquer dispositivo.
  • Flexibilidade e escalabilidade – com a nuvem, é possível aumentar os recursos conforme e quando necessário, por exemplo, para atender a um tamanho maior de usuários.

Quão Seguros São Os Dados Na Nuvem?

A migração para a nuvem melhora significativamente a segurança de seus sistemas e dados por meio do uso de hardware, software e tecnologias de segurança de nível empresarial que são gerenciados pelo provedor de serviços.

Iaas, PaaS E SaaS – Explicado E Comparado.

Infraestrutura Como Serviço (IaaS)

A infraestrutura como serviço normalmente inclui servidores virtuais, armazenamento, licenciamento de software e conectividade de rede, fornecendo à sua empresa tudo o que ela precisa para migrar para a nuvem.

Plataforma Como Serviço (PaaS)

Platform as a Service permite-lhe desenvolver, testar e implementar software na cloud, beneficiando de um serviço totalmente gerido, em que o prestador de serviços é responsável pela gestão e operação do hardware subjacente.

Software Como Serviço (SaaS)

O Software como Serviço fornece a você acesso a um aplicativo por meio de um navegador da Web, geralmente em uma assinatura mensal para simplicidade e conveniência. Com este modelo, o provedor é responsável pela gestão de todos os aspectos do serviço.

Qual É A Diferença Entre Nuvem Pública, Privada E Híbrida?

Nuvem Pública

A nuvem pública é o modelo de implantação mais comum em que várias organizações compartilham o mesmo hardware, armazenamento e dispositivos de rede com outras organizações, com acesso por meio de um navegador da web. Exemplos de nuvem pública são e-mail baseado na web, aplicativos de escritório online, armazenamento e ambientes de teste e desenvolvimento. A Nuvem Pública é significativamente mais econômica do que uma plataforma de Nuvem Privada, enquanto oferece proteção.

Nuvem Privada

A nuvem privada é estritamente dedicada a um cliente, empresa ou organização, localizada no datacenter local, ou pode ser hospedada por um provedor de serviços terceirizado. Nuvens privadas são frequentemente usadas por agências governamentais, instituições financeiras.

Nuvem Híbrida

A nuvem híbrida oferece a máxima flexibilidade, oferecendo a melhor combinação entre infraestrutura local e nuvem privada ou pública. Por exemplo, quando sua empresa cresce, você pode escalar rapidamente sua infraestrutura local para a nuvem pública e pagar apenas pelo poder computacional extra necessário.