NOC vs SOC – Network e Security Operation Center

As principais diferenças entre NOC e SOC
No que diz respeito ao usuário final, o impacto que tanto o NOC quanto o SOC têm em um negócio pode parecer semelhante; ambos mantêm as luzes de TI acesas. Na realidade, o que eles realmente fazem é completamente diferente e com muito pouco cruzamento.

O foco principal do SOC é a segurança da informação e dos dados. Ele identifica qualquer coisa que possa ameaçar a segurança dos dados e do ambiente de TI da sua organização. O trabalho do SOC é monitorar e analisar o ambiente de TI e, quando uma anormalidade é detectada, o SOC se move rapidamente para escalar, determinar a natureza da ameaça e, em seguida, resolvê-la.

O NOC, por sua vez, fica de olho na própria estrutura da rede. A equipe garante que o ambiente de rede esteja atendendo aos requisitos de desempenho e disponibilidade. Se a rede estiver funcionando de forma ineficiente, o trabalho do NOC é determinar o motivo. Ainda há um elemento de segurança no que o NOC faz, mas isso existe no contexto de uma função que se concentra puramente em operar sua rede sem problemas. Na prática, o papel do NOC é considerado operacional, enquanto o SOC é visto como tendo um impacto estratégico nos negócios. Desta forma, a operação e gestão de ambos os grupos é diferente.

O NOC e o SOC são importantes?
O NOC fornece uma função de segurança geral para a empresa e normalmente é terceirizado para um provedor gerenciado. Normalmente, um NOC ajudará na implementação de hardware e software de segurança, gerenciando-os por meio de uma solução de monitoramento e gerenciamento remoto.

Quando um NOC está funcionando bem, você nunca estará ciente de sua presença. O máximo que eles serão chamados é para gerenciar uma redefinição de senha. Nos bastidores, no entanto, o NOC impedirá o tempo de inatividade prolongado, o malware infectando a rede e abordando a funcionalidade de rede ruim (que você experimentará como velocidades lentas da Internet). No caso de um desastre, o NOC pode ser chamado para ajudar em questões complexas, como recuperação de desastres e restaurações de backup.

Em comparação, os SOCs tendem a ser mais práticos e visíveis dentro da organização. Seu papel é prevenir e responder a incidentes de segurança cibernética. Esse campo altamente especializado significa que, onde um NOC também gerenciará o tempo de atividade, backups de dados e atualizações de hardware, um SOC se concentra inteiramente no monitoramento e no desenvolvimento de estratégias de segurança.
Ambos têm um papel a desempenhar. A opção certa depende muito do seu tipo de negócio.

Qual é o certo para o meu negócio?
Se sua empresa depende menos de computação de alta velocidade 24 horas por dia, sete dias por semana, um SOC pode ser a solução ideal. Você pode tolerar uma pequena interrupção ou uma velocidade de Internet mais lenta, mas todas as empresas têm dados confidenciais que não podem ser comprometidos, e o SOC está melhor posicionado para lidar com isso.

Da mesma forma, se você tem uma equipe de TI, mas ela está sobrecarregada, o NOC pode ser o suporte terceirizado mais sensato a ser chamado.

Sabendo que é um risco deixar sua segurança para um funcionário de TI que não é especialista ou ainda que ainda não é exclusivo a esta função, acaba que que as equipes de SOC terceirizadas geralmente são mais adequadas para organizações menores que não têm recursos para montar uma equipe de SOC interna.

O NOC, por sua vez, é uma benção para o seu negócio se você não puder arcar com o tempo de inatividade. Um varejista on-line durante uma grande venda, por exemplo, ou uma empresa com operações 24 horas por dia, 7 dias por semana em todo o mundo, depende do tempo de atividade como base de seus negócios. Por exemplo, quando a Amazon sofreu uma interrupção de 40 minutos há alguns anos , perdeu US$ 5 milhões em receita apenas nesse período. As empresas que estão em constante funcionamento perdem cerca de 545 horas de produtividade por ano.

Impedir que sua empresa sofra esses tipos de interrupções é onde entra o NOC. Além disso, o NOC é a melhor escolha para monitoramento. Uma equipe SOC (exceto em casos específicos) funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma equipe de NOC normalmente será responsável por atender a um requisito de tempo de atividade (um SLA de 99,99% ou 99,999%). Os hackers geralmente visam atingir um ambiente após o expediente, quando pensam que as defesas serão mais fracas e, portanto, o NOC geralmente é a primeira linha de defesa.

Tomando a decisão final
Na prática, sua empresa se beneficiará com ambos, e a maioria das empresas que atingem um determinado tamanho deve ter ambos. O NOC e o SOC são complementares e colaborativos por natureza e, sejam terceirizados ou com recursos internos, ambos apoiarão a equipe interna de TI, permitindo que eles se concentrem em outros assuntos.

Se você tiver apenas os recursos para um, a melhor maneira de resumir a decisão é esta. O NOC é uma função de suporte geral e gerenciará a infraestrutura de TI, fornecerá suporte geral à equipe de TI e terá uma função de segurança. Eles são capazes de lidar com algumas das mecânicas de uma equipe SOC e certamente podem documentar e relatar incidentes como uma equipe SOC fará. A equipe do SOC tem um campo restrito e não poderá oferecer suporte geral como o NOC faz. O foco de um SOC, segurança, é tão essencial que a maioria das empresas desejará recursos dedicados cuidando dele.
Certamente é fundamental para a saúde e a operação contínua do seu negócio.